quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Viagem a Grã-Bretanha (23)

Dia 11 foi quando eu descobri que sou burro. O simples fato de ter demorado tanto a chegar a essa conclusão é uma prova em si. Mas chegarei a isso mais a frente.
Tirei esse dia para o futebol. Afinal de contas, o tal jogo foi criado por eles e era quase obrigatório ver alguma coisa disso. Meu cartão London Pass oferecia dois passeios desse tema e, por via das dúvidas, decidi por ambos.
De volta ao agasalho, pois a chuva voltara, peguei a mochila por volta de 10h e fui para o trem. Meu oyster card estava vencido, então teria que começar com bilhetes diários. A primeira parada seria Wembley, que fica na chamada zona 3 e isso encareceu um pouco a passagem.
Foi um trajeto longo, pois Wembley fica no noroeste da cidade, enquanto o Roby mora a sudeste. Cheguei lá por volta de 11h10, e com chuva.
O estádio já é visível do metrô, que fica na superfície. E é grande, gente. O caminho do metrô para o estádio é tão simples que um cego consegue ver. Tem placas por todo lado dizendo que você só precisa andar em linha reta. E se você andar em linha reta sem prestar atenção, vai parar dentro do campo. O estádio tem duas rampas de acesso do lado do metrô, que depois conduzem a cada um dos três andares, de modo similar ao Morumbi. Os anéis tem capacidades parecidas: 21mil, 30mil e 39mil lugares, totalizando 90mil. Ao chegar, achei uma loja e, ao lado dela a bilheteria. Foi quando descobri que sou burro.
Havia cartazes avisando que os ingressos para Inglaterra x San Marino no dia seguinte estavam esgotados. Gente, era só ter tido um pingo de imaginação e eu teria comprado esse ingresso antes de viajar e visto o jogo. Fui burrice aguda mesmo.
Procurei pela visita guiada e descobri que uma começaria em 2min. Entrei nessa turma, com o Nigel como guia (economia de L$ 16, acumulado L$ 98,5). Foi-me explicado que seria um tour mais curto em função do jogo no dia seguinte, aumentando a seriedade do erro de planejamento.
Nigel juntou o grupo e perguntou de onde era cada um. Havia ingleses, vários alemães, um par de holandeses e eu. Feliz de ver um brasileiro, ele conversa comigo.
- How nice ! First time here ?
- Yes.
- Holiday ?
- Oh, you bet.
- Nice. Which team do you support ? Sao Paulo ?
- Sure I do! How do you know São Paulo ?
- Well... I am Manchester. And since you smashed Liverpool a couple of years ago, I believe we are friends.
- Naturally.
Sim, o cara conhece meu tricolor como "o time brasileiro". Mas voltaremos a isso mais tarde.
O estádio não parece tão grande, por incrível que pareça, mas é muito alto. Mais de 120m de altura no arco de sustentação da cobertura. Os assentos são acolchoados, todos eles. Passamos pelo Royal Bank, com os únicos 6 assentos azuis do estádio, reservados para uma certa família privilegiada. As cabines especiais, para 6, 12 ou 20 pessoas são alugadas por períodos de 10 anos, e podem custar até 1,2milhão de libras pelo período. Troco de pinga.
Nas tribunas, ainda tirei uma foto segurando o troféu da FA. Nigel fez questão de mencionar os 2.386 banheiros dos quais eles muito se orgulham. Tive que ir ver um e é do nível de banheiro de shopping center.
Ao final, passei 40min no museu da Champions League, com estantes para cada ano do torneio.

Na parte da tarde, desci para o sudoeste, visitar o estádio do Chelsea. Cheguei lá 13h50 e fui fazer minha inscrição ao tour. O Stamford Stadium também fica perto do metrô, mas foi uma volta para chegar ali. Ao chegar apresentei meu cartão (economia de L$ 18, acumulado L$ 116,5) e ficou marcada para 14h30, permitindo comer algo antes. Os funcionários do estádio são todos torcedores do time. Mas também perguntam o óbvio:
- Where are you from ?
- Brazil.
- Cool. Sao Paulo ?
É isso, gente. Time grande é conhecido em outros países, entendem ?
- Yes, sir. Three-times world champion.
- We know that. We all supported you against Liverpool. So do you support Chelsea here ?
- Since you are going to face Corinthians at the end of the year, a I think I do.
- Yeah, cool ! Sao Paulo !
- Chelsea !
E assim fiquei amigo do cara. Depois de comer um lanche que zerou meu cartão de débito (saldo final de L$ 0,13), peguei o tour com o Adam.
Visitamos quase todas as arquibancadas, sala de imprensa, ambos os vestiários, o que mostrou a enorme diferença entre os vestiários do Chelsea e do visitante, túnel de acesso ao campo e banco de reservas. Só não podia pisar no campo.
Muito curioso o desnível entre o vestiário do visitante (bancos de madeira, armários precários, uma maca de madeira, 2 mictórios, 1 banheiro e 2 chuveiros) contra o do time da casa (bancos acolchoados, armários personalisados, macas, sala de aquecimento, hidromassagem, chuveiros e banheiras, diversas pia e até sala de projeção para o técnico. O quadro branco do técnico visitante, por exemplo, fica atrás da porta que precisa ficar aberta por medida de segurança. Tem apenas um espelho o que, segundo Adam, complica as coisas se o Cristiano Ronaldo estiver por lá.
Depois do tour, fiz compras na loja oficial e visitei o museu, onde o meu camarada estava alocado. Mais papo, mais risadas, mais "Go Chelsea".

7 comentários:

  1. Super divertido, pena que você tenha enganado o pobre torcedor do Chelsea. Bom, ele vai ter mais uma decepção grande no final do ano, então tudo bem...

    ResponderExcluir
  2. Onde foi que eu enganei ele ?
    Se bem que, em termos de prognósticos, meu histórico é melhor que o teu, hein ?

    ResponderExcluir
  3. Não te disse que ele ia ter uma decepção no final do ano?

    Bi-Campeão do Torneio Mundial Interclubes da FIFA, só tem dois: Corinthians e Barcelona.

    ResponderExcluir
  4. Como pode ser bi se só jogou uma vez ?
    Que coisa estranha essa vontade dos corinthianos em serem bi...

    ResponderExcluir
  5. Cara, reclame com a FIFA, que é quem manda no futebol. Até porque, pelo seu argumento, se o Brasil for campeão em 2014 ele não vai ser hexa...

    ResponderExcluir
  6. Ah, AGORA que convém, a FIFA tá certa ?
    Sei...
    Adoro critérios seletivos.

    ResponderExcluir
  7. Ué, não estou sendo seletivo. Eu SEMPRE disse que, no que tange o futebol, a última palavra é (infelizmente na maior parte dos casos) da FIFA.

    E pare de inferir juízo nos meus comentários. Eu não disse que a FIFA está certa ou errada, eu disse que a FIFA declarou o Corinthians bicampeão mundial interclubes. Se você concorda ou não não muda o fato.

    ResponderExcluir