terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Nascar 103

A Nascar retoma suas atividades oficiais esta semana, dando início à temporada de 2013. Dando seguimento a dois artigos anteriores aqui e aqui, vou explicar as complicadas Daytona 500, marcadas para o próximo domingo. 
Não sei quantos carros podem se inscrever, mas acho que não há limites quanto a isso. Basta cumprir o regulamento técnico, o que significa que seu Opalão 73 provavelmente não poderá correr este ano. 
Daí, acontece uma série de treinos livres. Também não sei quantos são, mas são muitos.  Treina-se em Daytona mais do que a F1 treina o ano inteiro. Isso geralmente ocorre por 2 motivos, mas em 2013 são 3. Primeiro, por se tratar da mais importante prova do ano em termos de prestígio. Sim, eles começam o campeonato com a mais importante corrida. Segundo porque é a primeira corrida do ano, e muito do que se desenvolve dos projetos é testado em Daytona e usado depois,justamento por haver mais tempo: lembre-se que a Nascar é uma categoria semanal. Em 2013, temos o agravante de ser uma geração nova de carros que ninguém tinha usado antes. 
Isto feito, os carro fazem uma classificação. Todo mundo vai para a pista e faz uma volta rápida. Ou duas e tira a média, ou algo assim. Neste caso, acho que é só uma volta lançada mesmo. Isso dá a tabela ordenada de tempos. 
Os pilotos em posição ímpar (1o, 3o, 5o, 7o... - eu falei para uma certa pessoa que ia desenhar para ela entender...) correm uma prova chamada Gatorade Duel #1. Os pilotos em posição par (2o, 4o, 6o, 8o ...) correm o Gatorade Duel #2. Tratam-se de duas corridas curtas que não valem pontos, valem a classificação final para a largada. Ou seja: o resultado do Gatorade Duel #1 determina as posições ímpares de largada (1o, 3o, 5o, 7o...) e o resultado do  Gatorade Duel #2 determina as posições ímpares de largada (2o, 4o, 6o, 8o ...). O Duel #1 é considerado mais importante por valer a pole position e por ter uma vaga a mais para a corrida (22 contra 21 do Duel #2).
Em resumo: os caras andam um monte para no domingo andar outro monte. Um enorme barato. Mas assusta o fato de Danika Patrick, recém contratada pela Stewart-Haas, fazer o melhor tempo na classificação e largar na pode do Duel #1. Jeff Gordon pôs um pouco de realidade à situação fazendo o 2o melhor tempo e largando na pole para o Duel #2.
Ufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário