sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Tragédia de Oruru

Nesta quarta-feira, 20/fev/2013, um jovem de 14 anos morreu em Oruro, Bolívia durante o jogo San José x Corinthians, estréia de ambos na Libertadores-2013. Da torcida vistante partiu um sinalizador que atingiu em cheio o rapaz, que faleceu instantaneamente.
Tudo que havia para ser falado e escrito sobre o incidente já o foi. Não faz o menor sentido um suposto ser humano disparar um objeto faiscante (o sinalizador) contra um grupo de pessoas. Assim como não faz sentido usar o objeto apenas para mostrar seu apoio ao time, não faz sentido portar o objeto em um estádio, ou mesmo fora dele, e já se pergunta qual é a relevância do elemento sair do país e viajar até lá para gritar o nome do time por 90 minutos. Também se pergunta o que faziam os policiais locais que deixaram o tal objeto entrar no estádio.
Isso tudo estabelecido, claro está que foi uma pessoa que causou a tragédia. Por mais que a polícia boliviana tenha encontrado outro 9 sinalizadores entre a torcida, foi um que foi disparado claramente em direção à torcida adversária. Antes que se questione esta afirmação, segue link com o vídeo.
Toco nesse ponto pois saiu a punição imposta pela Conmebol: o Corinthians jogará em casa de portões fechados por toda a Libertadores, e não terá direito a ingressos de visitante quando viajar. Aqui se acha a íntegra da decisão da entidade.
Daí podemos falar em exagero ou em uma punição na qual muito pagam pelo erros de poucos ou de um só. De fato, os 82 mil ingressos vendidos apenas para a primeira fase mostram o interesse legítimo do torcedor em acompanhar e apoiar o time no torneio.
Por que essas pessoas todas, que nada fizeram neste caso e, tenho certeza, condenam a atitude selvagem daquele específico suposto ser humano deveria ser prejudicadas ?
Por que o clube, que também não apoia esse tipo de atitude, deve ser punido, jogando sem apoio da torcida e perdendo essa importante fonte de arrecadação ?
Por que muitos devem pagar pelo erro de um ?
Sãopaulino que sou, fiz essas perguntas todas. Estava quase escrevendo sobre o exagero da punição quando me recordei da Tragédia de Heysel (recomendo a leitura). Em resumo, 38 pessoas morreram em uma briga iniciada por torcedores do Liverpool. Ninguém foi preso. 
Mas nada foi deixado de lado. A UEFA entrou com punição exemplar no caso. Todos os clubes ingleses foram banidos de competições internacionais por 5 anos. Isso mesmo: os torcedores do Manchester United não puder ver seu time jogar partidas internacionais por causa de uma briga de torcedores do Liverpool. Nem os do Arsenal, do Everthon... enfim. Hoje, os estádios ingleses sequer possuem alambrados. 
Pois é isso que estou propondo: que todos os times brasileiros sejam banidos de competições internacionais por 5 temporadas, de 2014 a 2018. 
Sim, foi isso mesmo que você leu, amigo leitor. Quem sabe assim, a gente aprende algo.

Um comentário:

  1. Por um lado eu concordo que uma punição dura é necessária. Por outro, como bem disse o PVC, a única punição que funciona é a individual: só se acaba com esses absurdos que acontecem causados por supostos torcedores se acabarem com a impunidade.

    Caso contrário, o máximo que vai acontecer é a torcida do time punido ficar de mimimi se dizendo perseguida injustamente ou, o que é mais provável, se todos os times forem punidos, que no próximo São Paulo x Corinthians (para citar um exemplo) saia morte porque a Dragões e a Independente vai querer descontar na Gaviões e na Camisa 12 a frustração por ver seu time punido por algo que não fez.

    ResponderExcluir